Redes Sociais

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESPECIAIS:Deuses Olimpianos




Filho de Crono e Réia, Zeus é o mais novo de seus irmãos; na maior parte das tradições é casado com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua esposa seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, ele teria gerado Afrodite.

É conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descendentes divinos e heroicos  como Atena, Apolo e Ártemis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena de Tróia, Minos, e as Musas (de Mnemosine); com Hera, teria tido Ares, Hebe e Hefesto.


É o deus grego dos céus.E também o Rei dos deuses olimpianos.Seus símbolos são o raio, a águia, o touro e o carvalho.Havia muitas estátuas erguidas em sua honra, das quais a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.


Crono teve diversos filhos com Réia: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon, porém engoliu-os todos assim que nasceram, após ouvir de Gaia e Urano que ele estava destinado a ser deposto por seu filho, da mesma maneira que ele havia deposto seu próprio pai - um oráculo do qual Réia tomou conhecimento e pôde evitar.

Quando Zeus estava prestes a nascer, Réia procurou Gaia e concebeu um plano para salvá-lo, para que Crono fosse punido por suas ações contra Urano e seus próprios filhos. Réia deu à luz a Zeus na ilha de Creta, e entregou a Crono uma pedra enrolada em roupas de bebê, que ele prontamente engoliu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário